Oscarito, pseudônimo de Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz (Málaga, Espanha em 16 de agosto de 1906 — Rio de Janeiro, Brasil em 4 de agosto de 1970) foi um ator hispano-brasileiro, considerado um dos mais populares cômicos do Brasil. Nasceu em família circense, vindo para o Brasil com um ano de idade, mas somente naturalizou-se em 1949. Seu pai era alemão e a mãe portuguesa. Chegou ao Brasil com um ano de idade. Costumava dizer que poderia ter sido marroquino, pois o circo em que seus pais trabalhavam como trapezistas, estava ali em turnê alguns dias antes. A família tem 400 anos de tradição circense e Oscarito tinha parentes italianos, franceses, ingleses, espanhóis e dinamarqueses. Aos 5 anos pisou o palco pela primeira vez, fazendo papel de índio na montagem de "O Guarani", de José de Alencar. Nos palcos aprendeu a tocar violino, sendo ainda palhaço, trapezista, acrobata, ator, comediante e destaque do cinema nacional.
Ficou famosa a dupla que fez com Grande Otelo, a partir de "Noites Cariocas", de 1935, com quem atuou em 34 filmes da Atlântida, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo No final dos anos 40, passou a parodiar as superproduções feitas em Hollywood. No antológico Este Mundo é um Pandeiro (1947), travestiu-se de Rita Hayworth numa sátira ao filme Gilda; em Nem Sansão Nem Dalila (1954), imitou Sansão e Dalila, de Cecil B. de Mille; em Matar ou Correr (1954), foi a vez do bangue-bangue Matar ou Morrer, de Fred Zinnemann. Com 45 filmes, virou um fenômeno de bilheteria e o comediante mais popular da época. O filme Colégio dos Brotos (1956) foi visto por 250 mil espectadores na primeira semana de exibição. Outros filmes célebres: Carnaval no Fogo (1949), Aí Vem o Barão (1951) e Aviso aos Navegantes (1951). Após vê-lo imitando Rita Hayworth no papel de Gilda, o humorista americano Bob Hope convidou Oscarito para filmar nos Estados Unidos, mas ele recusou, com medo do fracasso. Na televisão não alcançou o mesmo sucesso do cinema. Casado com Margot Louro, também de família circense, teve dois filhos. Faleceu aos 64 anos.
O Maçom Oscarito foi iniciado em 20 de fevereiro de 1931, no Rio de Janeiro na Loja Salomão Nº 21, filiada ao Grande Oriente do Rio de Janeiro.
Oscarito
Moderadores: Mannaz, joaquimvillalta, danielriveros, Yuguito, ixvilla