Aleksandr Sergueievitch Pushkin, ou Alexandre Puchkin - em russo Алекса́ндр Серге́евич Пу́шкин, (Moscou, 6 de Junho de 1799 — São Petersburgo, 10 de Fevereiro de 1837). Foi um autor romântico considerado o maior poeta do país e o fundador da literatura russa moderna. Puchkin ampliou até os limites o uso do vernáculo nos seus poemas e peças, criando um estilo narrativo - que mescla drama, romance e sátira - associado com a própria literatura russa desde então e influenciando decisivamente todos os escritores que lhe sucederam. Entre as obras mais conhecidas encontram-se O Prisioneiro do Cáucaso, Eugênio Oneguin, A fonte de Baktchisarai, Os Ciganos, A História da Revolta de Purgatief. Escreveu poemas, poesias, novelas e peças teatrais.
Enquanto poeta, Pushkin fazia uso de expressões e lendas populares, marcando os seus versos com a riqueza e diversidade do idioma russo. Influenciou autores como Gogol, Liermontov e Turgueneiev formando com os mesmos a famosa plêiade russa de autores. Escreveu um romance em verso, Yevgeni Onegin, um retrato panorâmico da vida russa e que constituiu o ponto de partida para o romance realista russo do século XIX; publicou o drama histórico Boris Gudonov, em que evidencia a influência de Shakespeare. Em 1826, recebeu o perdão do imperador, regressando a Moscou. Dois anos depois, escreveu Poltav, uma epopeia que narra à história de amor do cossaco Mazeppa. Cultivando, cada vez mais, a prosa, alcançou grande sucesso com obras como Contos de Belkin, A Dama de Espadas e A Filha do Capitão.
.Em 1837, em meio a rumores cada vez maiores de que sua mulher tinha um caso com outro homem, Puchkin desafiou o suposto amante, Georges d'Anthès, a um duelo que resultou em ambos os homens feridos, sendo que Puchkin, mortalmente. Morreu dois dias depois aos 37 anos de idade. Iniciado na Maçonaria na Loja Ovid (Oviedo) em Kichinev em 4 de maio de 1821 sob o rito escocês. (É interessante salientar que esta Loja Oviedo não foi fechada pelo “ukase” proclamação que tinha força de lei de Alexandre I de 1° de agosto de 1822 que proibia o funcionamento da Maçonaria, devemos lembrar que o czar Alexandre I era Maçom.), a Loja Ovid (Oviedo) continuou funcionando porque se aceitou que a sua jurisdição pertencia à maçonaria da Romênia.
http://es.wikipedia.org/wiki/Alexander_Pushkin
Pushkin
Moderadores: Mannaz, joaquimvillalta, danielriveros, Yuguito, ixvilla